Dicas e Receitas

26/01/2012 - Conheça o Anis-Estrelado
O anis-estrelado é uma árvore que pode chegar a até 10 metros de altura produzindo pequenas flores amarelas. Suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior d

 

Esta árvore parece com o pé de eucalipto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Possui coloração marrom e forte aroma característico, sendo muito mais forte que a erva-doce ou o funcho.
 
A parte utilizada do vegetal são os frutos com suas sementes. Muito rico em óleos essenciais, são utilizados principalmente como aromatizantes.
 
Uso medicinal:
 
É muito parecida com as ações da “erva-doce”, sendo muito empregado como digestivo e principalmente como carminativo, ou seja, facilita a eliminação de gases estomacais e intestinais, além de ser um excelente anti-espasmódico.
 
É muito comum o chá para cólicas intestinais em recém-nascidos, mas deve-se tomar cuidado com os excessos, pois pode intoxicar as crianças.
 
COMO FAZER: Coloque em infusão, em um litro de água fervente, 1 colher de chá de anis estrelado, e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.
 
COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia
 
Outros usos:
 
Não temos muitas aplicações do anis-estrelado em nossa cultura, mas pode-se preparar um delicioso chá para ser tomado tanto quente quanto gelado. Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregar este leite na produção de bolachas, pães ou outros produtos.
 
Usa-se também para a produção de licores ou outras bebidas alcóolicas. Os chineses utilizam apenas um fruto para temperar pedaços grande de carne, e acreditam que se cozidos juntamente com os frutos do mar evitariam possíveis envenenamentos.
 
INDICAÇÃO: O chá de Anis estrelado é indicado para Gripes, cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante.
 
COMO FAZER: Coloque em infusão, em um litro de água fervente, 1 colher de chá de anis estrelado, e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.
 
COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia
 
*O chá de anis estrelado se deve fazer com toda a folha (estrela) ou só com a semente que tem dentro das estrelas do anis estrelado.
Esse chá é recomendado contra gripes, inclusive contra a gripe A.
 
*O anis-estrelado é o extrato-base (75%)
da produção do comprimido Tamiflu.
 
Fonte: ihaa.com.br